top of page
Buscar

Dia do Ferroviário

Homenagem aos ferroviários.

No dia 30 de abril de 1854 era inaugurada por Dom Pedro II a primeira ferrovia do Brasil. A cerimônia de inauguração da Estrada De Ferro teve início na estação Guia de Pacobaíba no porto de Mauá, de onde partiu a composição formada pela locomotiva N° 1 e dois carros de passageiros.

Ao fim da viagem, na estação de Fragoso Irineu Evangelista de Souza responsável pela construção da Estrada De Ferro Petrópolis, mais conhecida como Estrada de Ferro Mauá, recebeu o título de Barão, e em homenagem a sua esposa Dona Maria Joaquina a locomotiva que conduziu o trem com o imperador e sua comitiva foi batizada como “Baronesa”.

No dia seguinte a ferrovia foi aberta ao tráfego de passageiros realizando viagens entre o porto de Mauá na estação Guia de Pacobaíba, e a estação de Fragoso na raiz da Serra da Estrela. Entre tantas composições que trafegaram por essa ferrovia, a locomotiva Baronesa e seus dois carros imperiais permaneceram de uso exclusivo da família real.

Para nós brasileiros, o dia 30 de abril celebra o início do progresso a vapor e do desenvolvimento proporcionado pelo setor ferroviário.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page