top of page
Buscar

O Trem Mineiro

Há 26 anos um dos principais trens de passageiros interestaduais se despedia do caminho de ferro entre o sul fluminense e oeste de Minas Gerais.

O Trem Mineiro surgiu oficialmente em meados da década de 1970 sob a administração da Rede Ferroviária Federal percorrendo um trecho com cerca de 293 quilômetros entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho na Linha Tronco da RMV. Locomotivas a diesel modelo EMD G12 tracionavam carros de passageiros em aço de carbono pintados de azul claro com uma faixa branca na altura das janelas e o símbolo da RFFSA.

A maior parte dos viajantes lhe tinha como meio de transporte, mas dentre seus passageiros havia também muitos turistas encantados com as belas paisagens e a interação com as pessoas por onde o trem passava.

Dependendo da temporada o trem era composto por duas locomotivas a diesel e chegando a tracionar até quinze vagões diversos, o Trem Mineiro realizava duas viagens por semana: uma partindo de Ribeirão Vermelho (tendo uma importante conexão com o ramal de Lavras através da estação de mesmo nome), e outra partindo de Barra Mansa.

Outras composições semelhantes percorriam regularmente trechos menores onde ainda era necessário baldeações caso o destino fosse além de determinada seção onde as condições da linha não permitiam o uso de outros meios de tração.

O auge do Trem Mineiro foi no início da década de 1990 quando a Rede Ferroviária Federal começou a explorar determinadas linhas para fins turísticos permitindo ainda o uso como trem de passageiros de longa distância.

Para a tristeza de muitos, no dia 26 de agosto de 1996 o Trem Mineiro fez sua última viagem, partindo da estação de Ribeirão Vermelho e deixando muitas saudades



77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page